1. A respeito do fenômeno da polialelia, em genética, que ocorre quando mais de dois alelos ocupam o mesmo lócus gênico, assinale o que for incorreto.
a) Na polialelia, um caráter é condicionado por três ou mais genes alelos, originados por mutação a partir de um gene original. Entretanto, como só há dois lócus para os genes alelos, um em cada cromossomo homólogo, cada indivíduo só pode ter dois alelos de cada vez.
b) A polialelia é comum também em vegetais, particularmente em genes para a autoesterilidade, condição que impede a autofecundação ou a fecundação entre indivíduos de padrão genético muito próximo.
c) Os mecanismos deflagrados pela polialelia diminuem a variedade genética da população e aumentam a chance de ocorrerem doenças provocadas por genes recessivos em dose dupla.
d). A cor da pelagem dos coelhos, que é controlada por quatro alelos, constitui um exemplo clássico de polialelia. O gene que determina pêlo selvagem ou aguti (marrom) sofreu mutações, produzindo mais três genes: chinchila (cinza), himalaia (branco e preto) e albino (totalmente branco).
e) Há um exemplo clássico de polialelia na espécie humana: o sistema ABO de grupos sanguíneos, com os genes alelos A, B, O e os grupos sanguíneos A, B, AB e O.
2. Uma mulher poderá ter um filho com eritroblastose fetal quando:
a) for Rh+ e tiver um filho com um homem Rh–.
b) estiver sensibilizada, ou seja, quando possuir anticorpos anti-Rh.
c) já tiver um outro filho Rh–.
d) tiver recebido uma transfusão sanguínea de sangue Rh–.
e) a gestação ocorrer após os 40 anos de idade.
3. Um sistema de alelos múltiplos governa a cor de determinada flor da seguinte maneira: F = laranja; f1 = amarela; f2 = branca. Considerando que a sequência de dominância segue o padrão F > f1 > f2, plantas com os genótipos FF, Ff1 e Ff2 teriam flores de cor:
a) laranja, apenas.
b) laranja e amarela, apenas.
c) laranja e branca, apenas.
d) amarela e branca, apenas.
e) laranja, amarela e branca.
4. João possui tipo sanguíneo B e teve com Maria, que possui sangue A, um filho chamado José de sangue O. Eles pretendem ter outro filho e desejam saber a probabilidade dessa criança vir a ser do sexo masculino e ter sangue AB?
a) 0%
b) 12,5%
c) 25%
d) 50%
e) 75%
5. Na espécie humana, o albinismo é uma característica genética recessiva condicionada pelo par de alelos aa. O sistema ABO de tipagem sanguínea humana é um caso de polialelia envolvendo os alelos IA, IB e i. Considere o casamento entre uma mulher albina, de tipo sanguíneo O, e um homem não albino, homozigoto para tal característica, de tipo sanguíneo AB.A probabilidade de esse casal gerar uma menina não albina, de tipo sanguíneo A, é:
a) 1/4.
b) 1/8.
c) 1/2.
d) 1/3.
e) zero.
6. A descoberta dos sistemas sanguíneos ABO e Rh teve grande impacto na área médica, pois permitiu realizar transfusões de sangue apenas entre pessoas de grupos sanguíneos compatíveis. Uma pessoa com sangue do tipo AB/Rh- pode doar sangue para:
a) Pessoas com sangue do tipo A/Rh+.
b) Pessoas com sangue do tipo O/Rh-.
c) Pessoas dom sangue do tipo B/Rh-.
d) Pessoas com sangue do tipo AB/Rh+.
7. Quando os cônjuges apresentam apenas aglutinógenos do tipo A na membrana dos seus eritrócitos, seus descendentes só poderão ter sangue:
a) A ou O.
b) Apenas A.
c) Apenas O.
d) A ou B.
e) A, B, AB e O.
8. Uma mulher com tipo sanguíneo AB– teve um filho com um homem A+, gerando uma criança A+. Ao engravidar do seu segundo filho, a mulher foi orientada que, para evitar o desenvolvimento da doença hemolítica do recém-nascido em seu segundo filho, deveria tomar uma injeção intravenosa, no momento do parto, com anticorpos anti-Rh. Considerando o exposto, é correto afirmar que essa orientação foi:
a) adequada, pois os anticorpos destruirão rapidamente as hemácias fetais Rh+ que penetrarem na circulação materna durante o parto, evitando que causem sensibilização na mulher.
b) inadequada e perigosa, pois esses anticorpos podem penetrar no corpo do bebê causando a destruição imediata das hemácias fetais, resultando em forte anemia.
c) adequada, para evitar o processo de acúmulo de bilirrubina no sangue do bebê, que é produzida no fígado a partir dos antígenos Rh+ e que causa icterícia.
d) inadequada, já que a injeção deveria ter sido aplicada no parto do primeiro filho, para evitar que a mulher produzisse anticorpos anti-Rh que comprometeriam a segunda gestação.
e) incorreta, porém adequada, já que a sensibilização da mulher e a consequente produção de anticorpos anti-Rh só ocorrerão na segunda gestação de um filho Rh–.
9. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto abaixo, na ordem em que aparecem.Pessoas que pertencem ao grupo sanguíneo A têm na membrana plasmática das suas hemácias ........ e no plasma sanguíneo ........ . As que pertencem ao grupo sanguíneo O não apresentam ........ na membrana plasmática das hemácias.
a) aglutinina anti-B – aglutinina anti-A e anti-B – aglutinogênio
b) aglutinogênio A – aglutinina anti-B – aglutinogênio
c) aglutinogênio B – aglutinogênio A e B – aglutinina anti-A e anti-B
d) aglutinina anti-A – aglutinogênio B – aglutinina anti-A e anti-B
e) aglutinina anti-A e anti-B – aglutinogênio A – aglutinina anti-B
10. Um homem de tipo sanguíneo A Rh+ e uma mulher AB Rh–, gostariam de saber a probabilidade de terem um filho (independente do sexo) com o mesmo genótipo do pai. A mãe do homem é O Rh–.Assinale a alternativa correta.
a) 1/2
b) 1/4
c) 1/6
d) 1/8
e) 0
Recomendado: